Nos passados dias 24 e 25 de Janeiro de 2008 realizou-se o Encontro Europeu do projecto Quelo/ Programa Leonardo da Vinci, participado pelos membros da Federação Europeia dos Centros de Balanço e Orientação Profisisonal (FECBOP).
Estiveram representados delegados dos seguintes países: França; Itália; Bélgica; Alemanha; Suiça; Espanha; Grécia e Holanda e o próprio Presidente da FECBOP Jean Pierre Vacher.
O encontro teve lugar no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I,P. e contou também com a participação de alguns formandos do Curso de Animadores de Balanço de Competências.
Dos assuntos tratados nas mesas redondas, salientam-se as seguintes ideias, que poderão ser alvo de reflexão e debate em sessões do Curso ou mesmo em trabalhos de Seminário:
- Balanço de Competências e Validação de Adquiridos - que diferenças e proximidades?
- Que soluções inovadoras/ criativas e ferramentas informáticas se encontram disponíveis ou devem ser construídas, com vista à promoção da autonomia e empowerment do sujeito em processos de Orientação, Balanço e Validação de Adquiridos?*
*Nesta matéria passam-se a citar alguns exemplos trabalhados em vários projectos pela ANOP:
- A plataforma electrónica "Vidas.com" (http://www.vidas.com.pt/), como estrutura de aprendizagem assistida que pode operar como módulo introdutório ao processo de RVCC
- A Aprenditeca, como espaço aberto de aprendizagem, dotado de recursos pedagógicos e monitorização técnica.
- O Arco- íris das profissões, actividade desenvolvida no âmbito do "Quiosque da Vida Activa", como metodologia que promove a iniciativa e participação activa do sujeito ao nível da integração no mercado de trabalho
- O Net-quiosque, como plataforma electrónica que possibilita um conjunto de informaçãoes úteis ao nível da orientação.
- A plataforma informática Gestão de Percursos, como recurso disponível ao sujeito para apoiar a auto-gestão/apropriação dos seus próprios trajectos/ percursos formativos e profissionais.)
Por último, saliente-se a intervenção do professor Joaquim Coimbra da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, cujas ideias se apresentam de forma sumária:
· O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências como um dispositivo social importante, mas que em Portugal demonstra um problema estrutural (muito orientado para o atingir das estatísticas de qualificação e o aumento da escolaridade da população adulta portuguesas.
· O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências como um processo de negociação constante entre sujeito e sociedade;
· Em Portugal coexistem práticas diversas em torno da operacionalização do conceito de competências e da metodologia de Balanço de Competências, sendo que com o Programas Novas Oportunidades implementado pelo actual Governo, surge a Carta de Qualidade que visa garantir a regularização do processo, favorecendo a sua seriedade, qualidade e reconhecimento social (pela comunidade e pelas empresas).
· A garantia de qualidade do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências dependerá também dos diversos parceiros sociais envolvidos no projecto.
DESAFIO:
Fico então à espera (no seguimento da proposta já adiantada pela formadora Paula Marcolino), que façam comentários e que quem teve a oportunidade de estar presente, apresente o seu ponto de vista do Encontro, para que possamos todos criar uma efectiva comunidade aprendente e interactiva:)!!!
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