domingo, 13 de abril de 2008

Da janela de Narciso... vejo um novo futuro à minha espera...



Da sessão sobre avaliação, com a Dr.ª Florinda Coelho*, recordo a imagem "Da janela de Narciso...".
Esta imagem e esta metáfora podem aplicar-se precisamente à auto-avaliação do processo de balanço de competências com um sentido prospectivo, que é uma das questões que mais preocupa enquanto técnica.
Depois de um certo “egocentrismo”, em que o adulto se focalizou, sobretudo, nas suas experiências de vida, nas suas competências, é agora tempo, já não apenas de olhar para o espelho e pela janela, mas de sair pela porta grande, rumo a novos percursos e desafios, com mais consciência de si e das suas potencialidades.
Depois de um processo de BC, é fundamental tentar analisar a importância e o impacto do mesmo na vida do adulto, para que todo o trabalho realizado anteriormente adquira sentido e para que o adulto se consciencialize da importância da aprendizagem ao longo da vida, nos mais variados contextos.
O posicionamento face ao futuro deverá estar sempre presente num processo de balanço de competências, aliás, ele é essencial. O Prof. António Fragoso, da Universidade do Algarve, utiliza uma frase que penso que resume a essência da avaliação dos processos de BC: “Redescobrir quem sou para reinventar quem posso ser”
No entanto, será que actualmente, nos processos de RVCC, que supostamente deverão estar a utilizar como metodologia o BC, se dá a devida importância ao projecto, ao planeamento do futuro?... Que impacto estarão a ter estes processos se não houver, efectivamente, um apoio por parte dos técnicos na “reinvenção” de quem os adultos poderão ser no futuro? Estaremos desta forma a contribuir para o aumento da qualificação?...

* Por lapso, referi que esta imagem foi apresentada pela Dr.ª Susana Rocha. Peço desculpa pelo sucedido.

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